sexta-feira, 30 de abril de 2010

A era digital na adolescencia.


por Tatiane Maldaner
Os habitos dos jovens brasileiros não ficam longe do padrão adolescente do resto do mundo, com pequenas variações.
A galera na faixa dos 15 anos nunca consumiu tanta informação dos meios digitais como agora, algo que poderíamos esperar, realmente. O detalhe é que eles consomem de forma bem diferente dos adultos.
Os jovens utilizam a internet para tudo. É pela internet que eles ouvem música – algo que fazem com tanta frequência que nem sabem quantificar. Escutam tanto no computador quanto em tocadores e no celular. A variação aí depende da renda da família: os mais ricos têm iPods e os menos ricos usam o celular como tocador.
Eles trocam muita música – coisa que os jovens adultos também fazem – e se recusam a pagar por ela. Os que usam iPods ainda compram alguma coisa pelo iTunes, mas, em geral, baixam tudo em torrent mesmo. É a via mais fácil, rápida e de qualidade. Pelo Bluetooth dos celulares, os adolescentes também redistribuem as canções aos amigos. Com isso, ouvem apenas as músicas preferidas – e não as que as rádios querem que eles ouçam.
Outro ponto curioso sobre as músicas é que os adolescentes pagam – e sem reclamar tanto – por shows. Muitos podem não ter comprado um único CD na vida (coisa que eu também não faço há anos), mas topam gastar as economias para ver seus ídolos ao vivo. Faz todo sentido.
Os jovens adoram as redes sociais e passam muito tempo navegando por elas. Gostam, principalmente, de trocar mensagens e precisam ver e ser vistos. Por isso mesmo, o interesse deles pelo Twitter é menor que o dos adultos.
Os celulares são tudo para essa galera: 99% deles têm telefones. Preferem os de valor intermediário e geralmente ficam dois anos com o aparelho. Gostam dos que tocam música, têm tela sensível ao toque e podem se conectar à internet – mas não querem pagar um absurdo por ela, por isso preferem quando o celular tem wi-fi.
Nos games, os adolescentes preferem o Wii, seguido pelo Xbox e pelo PS3. Os consoles são usados também para conversar pela internet, uma função que poupa os créditos do celular e da conta de telefone fixo das casas.
O que devemos esperar dessa geração que hoje tem 15 anos? Estamos diante de uma mudança radical de consumo? Os modelos de entretenimento já estão mudando e não adiantará fincar o pé na velha venda de CDs e DVDs. Pelo jeito, novos tempos vêm por aí.

Fonte: Info Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 Quatro Nerds. All rights reserved.
Blogger Template by