segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vulneráveis sistemas de segurança.

por Tatiane Maldaner
Na última quarta-feira dia 21 de abril. A empresa McAfee, segunda maior fabricante de antivírus do mundo, liberou uma atualização que gerou problemas e dores de cabeça para seus usuários e como conseguencia para empresa.
A atualização do antivírus identificou o arquivo “svchost.exe”, fundamental para o funcionamento do no Windows XP SP3 como vírus. O "svchost.exe" é um componente do Windows responsável por hospedar diversos componentes. A remoção do arquivo criava imediatamente uma mensagem de erro informando que o sistema seria desligado. O sistema entrava em uma sequência infinita de reinicializações, sem nunca iniciar por completo.
Grandes empresas foram afetadas pelo problema, que deixou milhares de computadores inoperantes. Existem arquivos “svchost.exe” que realmente são pragas digitais, mas esses ficam em uma pasta diferente do arquivo legítimo, que reside na “system32”.
Onde estava o problema:
O antivírus da McAfee tem um recurso que tenta impedir o software de gerar falsos positivos em arquivos importantes do Windows. Mas dessa vez, a falha estava no componente do antivírus que examina a memória, e não os arquivos. Esse componente não tem a mesma proteção, segundo informou a empresa. Por isso, o svchost.exe acabava sendo detectado como o vírus “w32/wecorl.a”.
Soluções para usuários:
Restaurar um sistema não é simples. A McAfee publicou instruções, mas usuários não nerds, podem ter problemas para finalizar com eficiência as recomendações. Consulte seu técnico de confiança. Não faça sozinho! Qualquer erro na restauração pode acarretar perda de seus arquivos.
Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 Quatro Nerds. All rights reserved.
Blogger Template by